Sobre
No emaranhado de relações que configura o universo baiano, existem cantos que, deitados num estradar interiorano, carrega vestígios de resistências e lutas. Bahia de dentro é um caminhar sobre histórias e gentes que pintam memórias de desesquecimentos.
Além da proposta do trabalho de pesquisa e catalogação, faz parte do processo de comunicação das produções, o trabalho na sala de aula, produzindo recursos didáticos para abordar a história local no cotidiano escolar.
Este projeto é voltado a trabalhar com memórias e identidade no interior baiano. Propõe alinhavar retalhos de lembranças espalhadas pelo cotidiano, cultura, expressões de religiosidade, labutas diárias e costumes de mulheres e homens que matizaram o chão do que hoje constitui o campo e a cidade do interior.
Pelas bandas de cá, tem muita coisa boa para compartilhar com vocês.
Vamos perambular pelas ruas desses lugares e conhecer narrativas estampadas nas veredas das memórias?
EIXOS
MEMÓRIA
Compõe um dos eixos temáticos que trabalhamos. Com a proposta de regatar a memória pertencente ao interior da Bahia. Caminhando na contramão dos esquecimentos. Catalogando, assim, materiais historiográficos para o trabalho da história local.
EDUCAÇÃO
E no movimento de ensinar e aprender da história, produzimos recursos didáticos para possibilitar a abordagem da história local na sala de aula. Afim de alcançar professores e alunos.
Comunicação Digital
Nossa Equipe
Graduada em História pela Universidade do Recõncavo da Bahia (UFRB-CAHL). Natural de Amargosa. Professora. Defendeu na graduação pesquisa sobre Raça e Gênero. Desenvolve especialização com pesquisa referente a história local de Amargosa.
Rita de Cássia
Graduanda em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Natural de Amargosa. Educadora. Cachaceira. Desenvolve pesquisa sobre História local e social da região. Abordando os indígenas no séc XIX, com enfoque no aldeamento de Pedra Branca.
Joyce Cleide
Graduanda em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Natural de Amargosa, zona rural Sete Voltas. Desenvolve pesquisa sobre o comércio transatlãntico de escravos para a Bahia. E investigações a cerca da região Amargosense no séc XIX.
Alessandra Nascimento
Amanda Gradil
Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora da rede municipal.. Nascida e moradora do Distrito Serrana/Brejões-BA. Com pesquisa na área de história cultural sobre a tradição do reisado em sua cidade. Aprendiz de parteira tradicional.